domingo, 20 de maio de 2012

Vídeo Petrobras (movidos pela geologia)

Razão pelo qual a GEOLOGIA é indescritivelmente a melhor profissão :)

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DtAioV7NYUCU%26feature%3Dshare&h=wAQF1WvHrAQFKuWZMIN4bC9ZytVanIqcCEI7CSNek5kfnyg

Sustentabilidade = Complexo SUAPE

O Complexo de Suape estrutura um crescimento em bases sólidas e com vistas ao futuro para essas e para as próximas gerações. Adota, desde sua criação (ainda na década de 70), uma política preventiva, construtiva e de compensação ambiental. Dos seus 13,5 mil hectares, 59% são destinados à preservação do meio ambiente. 

Nos últimos anos, a preocupação em manter esse percentual só aumentou. Dentro de seu programa de sustentabilidade, Suape implanta e desenvolve os Programas Básicos Ambientais (PBAs); realiza o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, o diagnóstico e o reflorestamento de áreas degradadas e recolhe e trata os resíduos sólidos por meio de um Centro de Triagem instalado na zona portuária. 

Para promover a consciência ecológica dos moradores das comunidades e dos colaboradores das mais de cem empresas do Complexo, Suape criou o Programa de Educação Ambiental (PEA); nos moldes do Programa Ambiental das Nações Unidas, os cursos relacionam desenvolvimento econômico, conservação ambiental e recuperação dos recursos naturais do Complexo. Junto a isso, a construção de um Centro de Tecnologia Ambiental (CTA), em parceria com a Petrobras, integrará as atividades de proteção ambiental às atividades socioeconômicas e educacionais em desenvolvimento.



                     


Referências bibliográficas:
http://www.suape.pe.gov.br/sustainability/environment.php

sábado, 19 de maio de 2012

de olho nos CONCURSOS "O . O"

 Transpetro abre seleção para 145 vagas de nível médio e superior.
(concurso Petrobras)


http://www.pciconcursos.com.br/noticias/transpetro-retifica-edital-001-2012

                                            Transpetro retifica edital 001/2012

Blogs interessantes

Geocuriosos,


aqui vai algumas dicas de blogs super legais e interessantes que vocês podem visitar e ficar ligados. Blogs instrutivos,com muitas informações legais e com excelentes conteúdos.

http://estudandogeologia.blogspot.com.br/


http://engenheironerd.blogspot.com.br/


http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/


Pronto galera,tá ai!!!
3 blogs super curtidos pela galerinha e tal,muito bom mesmo vale a pena conferir e se informar!


Grande abraço :*

sexta-feira, 18 de maio de 2012

FÓRUM UFPETRO 2012

Gente,quarta e quinta-feira (16 e 17) de maio,participei do FÓRUM UFPETRO 2012 (Inovações em Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis). Onde assisti palestras,ocorreram alguns debates e conversas com palestrantes de grandes empresas como PETROBRAS,RADIX (Engenharia e Software),PETROQUÍMICA SUAPE E REFINARIA ABREU E LIMA. Engenheiros,representantes,professores, o SENADOR DE PERNAMBUCO *Armando Monteiro* entre outros,fizeram parte deste fórum que foi de grandes expectativas para os universitários presentes. 


Algumas empresas participaram e patrocinaram o Fórum,dou destaque e uma certa ÊNFASE em 2 empresas que tem filiais em todo o Brasil  e que dão oportunidades a milhares de jovens através de estágios,empregos e cursos de qualificação em diversas áreas.
 *chemtech:
 www.chemtech.com.br/carreira
 *Cia de talentos:
 www.ciadetalentos.com.br

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Você sabe o que é GEOLOGIA???


Geologia

Bacharelado

É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. O geólogo investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa fósseis e minerais e a topografia dos terrenos. Esse especialista classifica rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, que ocorrem tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Também localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural. Faz parte de suas preocupações procurar evitar os danos que a exploração desses recursos possa causar ao meio ambiente. Esse profissional elabora relatórios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realização de grandes obras, como túneis, barragens, reservatórios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está bastante aquecido para o geólogo, não só pela descoberta de petróleo na camada do pré-sal, mas também por causa de obras que estão sendo realizadas no país. A Petrobras e outras empresas que vão explorar esse petróleo já estão contratando. Outro setor que volta a crescer é o de mineração. "Esse setor foi muito afetado pela crise econômica mundial, mas já está expandindo as atividades e recontratando. Temos notícias de vagas espalhadas por todas as regiões do país, mas destaco especialmente Goiás e Mato Grosso", diz João Carlos Dourado, coordenador do curso da Unesp de Rio Claro. Acordos do Brasil com outros países devem abrir oportunidade para que empresas brasileiras como a Companhia Vale do Rio Doce expandam suas operações. Empresas do setor público, como a Petrobras e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, costumam abrir concursos para contratar esse profissional de Geologia. Ele também pode ser requisitado por laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Quem trabalha no campo da geologia ambiental pode encontrar chances de emprego nas prefeituras para fazer planejamento e análises de risco, a fim de evitar enchentes e deslizamentos de encostas. Empresas de todo o Brasil que fazem monitoramento para evitar vazamentos em postos de gasolina também costumam contratar o geólogo para elaborar análises técnicas. Ministérios públicos federais e estaduais começam a abrir vagas para o profissional em geologia forense - ele é contratado para fazer perícias baseadas nas técnicas da geologia e consegue descobrir, por exemplo, a origem de um carregamento de cerâmica contrabandeada com base na análise da argila. Ou, ainda, pode ser chamado para analisar vestígios de barro em cenas de crime para determinar de onde é o material. Prevê-se também crescimento na área acadêmica, com oportunidades como pesquisador em instituições de ensino superior. Para dar aula nos cursos superiores, é necessário fazer mestrado e doutorado. 

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).

O curso

Começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, entram no currículo algumas disciplinas específicas, como petrografia (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. Parte considerável da formação ocorre em aulas práticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que será mais tarde analisado em laboratório. Em algumas escolas, exige-se, no último ano, um trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido. 

Duração média: cinco anos. Outro nome: Eng. Geológica.

O que você pode fazer

Engenharia geológica

Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.

Geofísica

Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.

Geologia ambiental

Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.

Geologia do petróleo

Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.

Hidrogeologia

Descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração de forma a garantir a pureza das águas.

Mineração

Localizar jazidas e estudar a viabilidade econômica de sua exploração.

Referências Bibliográficas:

El Niño !!!!!!!!!!

Podemos definir o El Niño como um fenômeno atmosférico-oceânico que provoca o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico tropical, influenciando bastante a distribuição da temperatura da superfície da água e, consequentemente, o clima de várias regiões do mundo. O fenômeno foi percebido pela primeira vez, por pescadores da costa oeste da América do Sul. Devido ao fato do El Niño ocorrer no final do ano, esses pescadores deram o nome de “El Niño” em referência ao menino Jesus, principal figura do Natal. 

Normalmente, os ventos alísios sopram com certa intensidade na costa oeste da América do Sul, provocando a ressurgência de águas profundas, mais frias e carregadas de nutrientes. O El Niño faz com que esses ventos soprem em uma intensidade menor, causando a ressurgência de águas mais quentes. Essas águas podem causar significativas mudanças climáticas em vários países. 

O El Niño resulta em altos índices pluviométricos em algumas regiões, como na costa oeste da América do Sul, e em graves secas e períodos de estiagem em outras, como na Austrália. No período de sua incidência, que ocorre em ciclos de 2 a 7 anos, o fenômeno também provoca verões com temperaturas acima da média na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, o fenômeno também possui forte influência, provocando excesso de chuvas em algumas regiões, como na região sul e sudeste; e secas em outras, como na região nordeste. 

A La Niña é, exatamente, o efeito contrário ao El Niño, ou seja, é o resfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico causado por uma intensidade acima do normal dos ventos alísios no Pacífico tropical.



                              

Referências bibliográficas:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/el-nino.htm

Constelações


Constelação é um conjunto de estrelas visíveis que estão numa mesma posição. Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las.
Conhecer o céu e a posição das estrelas antigamente era muito importante para a vida, pois utilizavam o céu na navegação como pontos de localização e na agricultura para perceber as mudanças das estações do ano.
No ano de 140, o astrônomo egípcio Ptolomeu determinou pela primeira vez o zodíaco. O zodíaco é uma faixa imaginária que designa a criação do sistema solar e é formado por constelações zodiacais. Estas são cortadas pelo caminho solar, pelo movimento de translação que a Terra exerce que pode ser visto tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul.
As constelações Boreais que são vistas apenas no hemisfério norte e as constelações Austrais que são vistas somente no hemisfério sul são caracterizadas de acordo com o hemisfério que as visualizam.
Nos dias atuais, as constelações não possuem tanta importância como antigamente, já que não mais necessitamos das mesmas para a sobrevivência. Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações. Algumas que já eram conhecidasdesde antigamente preservaram os nomes dados pelos antigos.
No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.


Referência Bibliográfica:

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Domínios morfoclimáticos


Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios morfoclimáticos:
Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.
Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.
Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.
Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.
Os seis domínios morfoclimáticos brasileiros
Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os Cocais.