domingo, 19 de agosto de 2012

54% da energia utilizada pela Apple vem do carvão


Se a internet fosse um país, estaria em quinto no ranking mundial de consumo de energia, passando França e Alemanha. Cada clique representa gasto energético e esse desperdício acontece longe do usuário, em servidores que, segundo o Greenpeace, usam carvão para funcionar, a fonte de energiamais poluente.
Confira a porcentagem de energia vinda do carvão usada em grandes empresas de tecnologia:
- 54% da energia utilizada pela Apple vem do carvão.

53% da energia utilizada pelo Facebook vem do carvão.

49% da energia utilizada pela HP vem do carvão.

42% da energia utilizada pelo Twitter vem do carvão.

35% da energia utilizada pelo Google vem do carvão.

34% da energia utilizada pela Microsoft vem do carvão.
18% da energia utilizada pelao Yahoo vem do carvão.

Referências Bibliográficas:

Você sabia ??? O_O

A partir de julho de 2012, cerca de 500 das maiores empresas da Austrália terão que pagar uma taxa equivalente a R$ 42 a cada tonelada de CO2 emitida. A medida, que tem sido defendida por especialistas, busca engajar os consumidores na luta contra o aquecimento global - pois as mercadorias cuja produção gera menos CO2 tenderiam a ficar mais baratas. Mas a novidade também gera polêmica. Seus opositores dizem que ela vai gerar desemprego e elevar o custo de vida na Austrália - um dos maiores emissores do mundo de CO2 por habitante.


Referências Bibliográficas:
http://super.abril.com.br/ecologia/australia-cria-imposto-co2-667447.shtml

Pirâmides perdidas no Egito


Uma pesquisadora norte-americana afirma ter encontrado evidências de duas pirâmides perdidas às margens do Rio Nilo, uma das quais teria dimensões três vezes maiores que a Grande Pirâmide de Gizé. O anúncio da descoberta é o resultado de dez anos de estudo da região por meio de imagens fornecidas pelo Google Earth.
Ambas pirâmides foram localizadas ao sul do Cairo. A base da maior, situada a cerca de 12 quilômetros da cidade de Abu Sidhum, teria 189 metros de largura, enquanto a outra aparenta ter uma base com 76 metros de largura.
A arqueóloga Angela Micol, autora da análise, disse que a distância entre elas é de aproximadamente 140 quilômetros. “As imagens observadas no Google Earth falam por si mesmas”, disse a pesquisadora da Carolina do Norte (EUA). “É bastante óbvio que há algo naqueles lugares, mas se faz necessária uma investigação de campo para verificar, de fato, a existência das pirâmides.”
Em maio do ano passado, a egiptóloga norte-americana Sarah Parcak identificou 17 pirâmides até então desconhecidas da comunidade científica. Sua descoberta também foi realizada por meio do Google Earth.
Pirâmide perdida encontrada perto do Rio Nilo via Google Earth

Referências bibliográficas:

sábado, 4 de agosto de 2012

Geologia também cai no vestibular O_O


Para se entender a estrutura da Terra é necessário também, o conhecimento do tempo geológico. A escala geológica do Tempo está dividida em Eras, que se dividem em Períodos, e estes se dividem em Épocas.
 A primeira Era é a chamada Pré-cambriana, que se divide em três períodos:
  Azóica: por volta de 4,5 bilhões de anos atrás, esse período é marcado pela não existência de vida, esse período durou bilhões de anos.
 Arqueozóica e Proterozóica: nesse período passaram a surgir os seres unicelulares e invertebrados (algas e bactérias). Formação das rochas magmáticas. Existência de dois continentes: Árqueo-ártico e Indo-afro-brasileiro.
Era Paleozóica está dividida nos períodos: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano, Ordoviciano e Cambriano. Nestes períodos houve a existência de rochas sedimentares e metamórficas. Existência de cinco continentes: Indo, Afro, Brasileiro (Gondwana), Terra Canadense e Terra Siberiana. Surgiu os peixes e os primeiros répteis.
 A próxima Era foi a Mesozóica, dividida pelos períodos Cretáceo,Jurássico e Triássico. Surgiram mamíferos e aves; répteis gigantescos (dinossauros); grandes florestas; e rochas sedimentares e vulcânicas.
 Já na Era Cenozóica existem dois períodos, Quaternário e Terciário. Este último tem cinco épocas: Plioceno, Mioceno, Oligoceno, Eoceno e Paleoceno. Neste período houve o desenvolvimento dos mamíferos e fanerógamos. Os répteis gigantes foram extintos, formou-se as bacias sedimentares.
 No período do Quaternário existem duas épocas: Holoceno e Pleistoceno. Houve neste período a glaciação no hemisfério norte; delineamento dos atuais continentes; formação das bacias sedimentares recentes; aparecimento do homem.
Estrutura da Terra - Terra é constituída por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas concêntricas.De dentro para fora, as camadas da estrutura da Terra são: núcleo ou barisfera, manto, sima ou sial que forma.