terça-feira, 12 de junho de 2012

Geografia Pernambucana

Pernambuco é um dos estados da região Nordeste, localizado no centro-leste dessa região. É um dos menores Estados brasileiros, com uma área de 98.311,616 km ². A capital de Pernambuco é Recife.
Os limites do Estado de Pernambuco são os seguintes:

- Norte – Ceará e Paraíba
- Sul – Bahia e Alagoas
- Leste – Oceano Atlântico
- Oeste – Piauí

Apesar de ser um estado pequeno, as paisagens em Pernambuco são diversas. Pode-se classificar em três regiões:
- Zona da Mata  (faixa próxima ao litoral) – A maior cidade nessa região é a capital, Recife. O litoral Pernambucano tem belas praias, destacando-se a Praia de Boa Viagem (na própria capital), e Porto de Galinhas. Toda a faixa é uma grande planície, com alguns locais abaixo do nível do mar, várzeas e lagos. A vegetação predominante são os manguezais. O clima na Zona da mata é tropical.
- Agreste  (faixa de transição) – A maior cidade dessa região é Caruaru, a 120 km de Recife. Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 400 a 1000 metros. A vegetação predominante é a Mata Atlântica. O clima no agreste é semi-árido.
- Sertão (zona semi-árida) – Trata-se do oeste do Estado, região marcada por Serras, Chapadas e Depressões. A principal cidade da região é Petrolina. A vegetação típica da região é a caatinga. O clima é semi-árido quente.
Ao sul do estado encontra-se uma região serrana, continuação da Chapada Diamantina (Bahia). Devido a altitude, as cidades de Garanhuns e Gravatá são conhecidas pelo clima moderado.
Os rios mais importantes de Pernambuco são: Rio São Francisco, Capibaribe, Una, Pajeú, Ipojuca, e Jaboatão.
Outras cidades importantes de Pernambuco são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe.
Outro grande destaque de Pernambuco é o Arquipélago de Fernando de Noronha, formado por vinte e uma ilhas, localizado a uma distancia de 545 km de Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário