São formados em nuvens cumulonimbus, caracterizadas pela sua formação vertical em grandes altitudes que se associa a qualquer forma de precipitação forte com chuvas e neves. No interior de tais nuvens, os granizos se iniciam em tamanhos pequenos que ao entrar em contato com outros granizos se chocam e se unem formando assim uma só pedra de gelo com tamanho, peso e força maior, permitindo que essa ultrapasse a força antigravidade que há dentro da nuvem e chegue até o solo. Esse processo é finalizado em aproximadamente 55 minutos.
Ao verificar a possibilidade de ocorrer chuva de granizo, é importante se proteger em locais distante de árvores, de placas de propaganda e de locais cobertos com metal ou telhas de barro. As chuvas de granizo dependem da umidade do local, da velocidade e da intensidade da movimentação das nuvens para ocorrer.
Existe um método bastante utilizado em locais de plantio para impedir a formação dos granizos. Tal método consiste no lançamento de foguetes com iodeto de prata, ou seja, substâncias higroscópicas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjpYOGWOSSP5hkoQmV9u-Ozssq_36xVPtslSRSfh9ZRpOrTdTKlAZm99fBHlXjStsrx2KH2hIPk6Psl7fJ-hNeCuzwJHva8BxFMX47w18qSjDz0wKF8tqwIUHqJ4ljs-KwN5Bs-Y5kipwx/s1600/granizo.jpg)
Referências Bibliográficas:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/granizo.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário